Enxoval: A higiene e o cuidado do bebê
A higiene e cuidado do bebê é um ponto importante na hora de montar o enxoval, lembre-se que trocar fraldas, dar banho, cortar unha, etc são coisas que você vai fazer diariamente e por um bom período de tempo, portanto na hora de comprar lembre-se disso e invista em produtos de qualidade, seguros, duráveis, que sejam práticos e facilmente laváveis.
Os itens que eu recomendo para compor o enxoval de higiene/cuidado do bebê são:
Repito que a minha idéia em falar sobre enxoval não é apontar e comparar os tipos e marcas de produtos disponíveis no mercado, pois são muitos e estão sempre mudando e inovando. A minha intenção é que vocêstenham a capacidade de avaliar criticamente todos os produtos na hora de comprá-lo, levando em consideração as indicações médicas e a segurança, resistindo a fofurisse, beleza e preços, afinal a saúde sempre em primeiro lugar =)
- BANHEIRA
Existem diversos tipos de banheira e recomendo que antes de comprar você leve em consideraçāo alguns tópicos:
Localização – escolha um local que:
- Seja prático e que tenha espaço para você se movimentar
- Você consiga se sentir confortável – lembre-se que você fará esse mesmo movimento todo dia, por pelo menos 365 dias rsrs, portanto tenha cuidado com seu corpo, atente-se para colocar a banheira em uma posição adequada para não ficar com as costas curvadas.
- Seja seguro – avalie se a banheira ficará firme, se o apoio suportará o peso da criança somado a água na banheira e que não tenha nada ao redor perigoso para a criança puxar ou se apoiar. Aparelhos eletrônicos sempre muuuuito longe.
- De preferência você possa dar o banho e trocar o bebê no mesmo cômodo, assim além de facilitar evita que a criança passe por correntes de vento após o banho.
Modelo – Escolha um modelo que:
- Seja seguro, resistente e durável, como falei, ele será usado todo dia. As vezes vale a pena um investimento inicial maior para não ter que ficar comprando várias ao longo do tempo.
- De preferência tenha um tamanho que comporte desde os Recém Nascidos até por volta de um ano – um ano e meio, quando a partir dai eles já podem tomar banho em pé.
- Tenha uma parte mais elevada ou um apoiador/redinha para que o bebê não escorregue e se acomode melhor, pois nos primeiros meses eles ainda não conseguem sentar e esse apoio ajuda deixando o banho mais prático e seguro, diminuindo o risco de afogamento
- Seja de fácil limpeza e esvaziamento
Opções no mercado – Sem suporte
Essas são as banheiras convencionais, existe diveeersos modelos. Caso acabe optando por uma banheira sem suporte, certifique-se de que a mesma estará apoiada em um lugar firme e seguro, que aguente o peso (criança + água) e que não escorregue, caso contrário a melhor opção é colocar no chão mesmo, evitando acidente. Atente-se pois algumas banheiras não possuem saída de ãgua, dificultando um pouco na hora de esvaziar.
Opções no mercado – Com suporte
Acredito que essa seja uma das melhores opções: banheira + suporte, algumas ainda vem com o trocador associado. Esse modelo garante que a banheira fique na altura da cintura do cuidador, proporcionando mais conforto na hora do banho. Você pode comprar o suporte e a banheira separados, mas lembre-se de se certificar que o encaixe é adequado e que a base suporta a banheira.
Opções no mercado – Para Viagem
Existem modelos práticos e portáteis, ótimo para viagens ou para as crianças que costumam tomar banho em diversos lugares. Para os que nāo possuem espaço em casa e optam por comprar as portáteis para o dia a dia, escolha um modelo mais resistente e seguro.
Opções no mercado – Ôfuro
Ainda irei escrever sobre Shantala e o ôfuro, pois sou grande adepta e apoiadora! Essa modalidade também é viável para o banho do bebê (apesar do seu intuito não ser exatamente esse).
Existe o balde especifico para esse fim, pois possuem um assento anatômico e com o centro de gravidade diferente que evita do balde tombar. Dê preferência para os modelos transparentes, que você consiga ver o corpo do bebê. Caso não tenha possibilidade de comprar o balde específico para esse fim, escolha um que seja resistente, sem rebarbas e na hora do banho saiba que ele exigirá maior atençāo.
Para usá-lo basta colocar água até no máximo a altura do ombro do bebê, para os que ainda não sustentam o pescoço é preciso segurá-lo com a māo.
Esse tipo de banho tem como princípio simular o período da vida intrauterina, proporcionando portanto um momento de relaxamento e aconchego para o bebê; o ideal é que ele seja realizado a noite para ajudar no sono.
HORA DO BANHO
- Banheira
- Sabonete neutro
- Saboneteira
- Xampu/Shampoo neutro/Condicionador
- Termômetro para banheira
- Toalha (com capuz)
- Óleo para bebê
Toalhas
Dê preferencia para tecidos macios, como por exemplo 100% algodão, evitando os sintéticos devido a pele do bebe ser mais sensível. É recomendável que a toalha tenha capuz, caso nāo tenha atente-se para proteger de correntes de vento após o banho.
Shampoo / Condicionador/ Sabonete:
Termômetro banheira
O item não é essencial, algumas mães se sentem mais seguras com ele, mas saiba que não é preciso se apegar aos valores do termômetro, o ideal é que a água esteja de morna para quente, podendo ser avaliada com o dorso da mão. Lembre-se de mexer bem a água para deixar a temperatura homogênea e fique atento ao longo do banho para ela não esfriar demais. Para os que comprarem o termômetro, uma temperatura entre 36 a 38 graus é o recomendado.
ITENS HORA TROCAR A FRALDA
A hora de trocar a fralda exige certos cuidados e alguns itens sāo essenciais. O ideal é termos um cantinho específico para esse momento (falo mais aqui no post sobre o quarto do bebê) e que nesse local já tenha TUDO em māos, de fácil acesso para os adultos, mas fora do alcance das crianças. Como a pele do bebê é bastante sensível o mais indicado é limpar a regiāo apenas com água morna e algodāo. Os lenços umedecidos devem ser reservados para os momentos durante passeios, mas ainda assim o mais indicado é comprar uma térmica destinada para o uso durante passeios, resolvendo o problemas dos locais onde nāo tem acesso aos trocadores. Lembre-se sempre de fazer a limpeza após xixi e cocô, evitando deixar a fralda suja por muito tempo pois isso aumenta o risco de assaduras e infecções por fungos.
- Garrafinha térmica com água morna
- Cumbuca (tigelinha) para colocar a água
- Algodāo para realizar a limpeza
- Estoque de fraldas
- Pomada para assaduras
- Fita adesiva
- Lixo
Existe no mercado alguns kits lindos para esse fim, alguns até com luzinhas para as trocas da madrugada.
Lembre-se que os potes devem ser práticos, higiênicos e de fácil abertura.
Garrafinha térmica com água morna e Cumbuca (tigelinha) para colocar a água
Sem muitos segredos, no mercado existe um modelo mais fofo que o outro, mas qualquer térmica resolve a questão. Fique atenta para não estar muito quente na hora da troca da fralda. Aproveite para comprar uma para quando for passear com seu filhote, evitando assim o uso dos lenços umedecidos.
Algodāo para realizar a limpeza
Não tem nada melhor do que o bom e velho algodão com água para realizar a limpeza na hora do xixi e do cocô. Escolha de preferência o algodão branco e não aqueles coloridos, recomendo isso para você manter sempre uma boa referência das cores do xixi e cocô, ficando mais fácil de notar alguma diferença caso apareça. Algumas mães preferem comprar o algodão quadrado e não o de bolinha pois acaba sujando menos e rendendo mais, mas isso é 100% do gosto de cada um, sem certo ou errado. Lembrando que não é necessário o uso de sabonete, mesmo quando o bebê faz cocô – o porquê disso é que o sabonete acaba tirando uma camada protetora da pele, e o uso a todo momento pode acabar por facilitar o aparecimento de assaduras.
Estoque de fraldas
Não tem jeito, esse é um dos itens que temos que ter em grande quantidade. Existem diversas marcas no mercado e cada criança se adapta com uma, por isso que o melhor a fazer é inicialmente comprar uma pequena quantidade e observar se o seu pequeno se acostumou e se adaptou a ela, procurando por sinais de alergia/dermatite, por vazamentos, ajuste ao corpo, etc. No mercado temos fraldas específicas para peso/idade, sexo e período do dia (diurna/noturna). Dê preferência para as fraldas que tenham boa capacidade de absorção, evitando o máximo o contato do xixi e/ou cocô com a pele. Deixe ela sempre a mãos e tenha o costume de andar com várias delas, nunca se sabe quando precisará trocar rsrs
Pomada para assaduras
No mercado também existe diversas marcas, o importante é saber que temos as pomadas que previnem assaduras e outras que tratam quando a região já está acometida (e essas devem ser prescritas de acordo com a avaliação médica). Se a higiene ocorrer adequadamente sempre após as necessidades o risco de evoluir para uma assadura é muito menor, já que o ambiente quente e úmido que é o ideal para a proliferação de microrganismo, e a troca constante evita esse ambiente. Quando for aplicar utilize apenas uma fina camada pois a pele precisa respirar. A composição dessas pomadas variam, em geral contendo vitaminas A e D, óxido de Zindo, calêndula, lanolina e outros óleos.
Observação: Muitos pais usam a pomada que contém “Nistatina” para prevenção de assaduras, porém essa é uma pomada de tratamento e recomendada em situações de infecção por fungo (monilíase), portanto não deve ser utilizada para prevenção.
Fita adesiva
Algumas vezes a colinha/adesivo da fralda acaba estragando, se a fralda ainda estiver em condições de uso a fita adesiva resolve bem o problema. Sempre bom ter uma, mas nada muito essencial.
Lixeira/Lixo
Falo detalhes sobre a escolha dele aqui no post sobre o enxoval do quarto do bebe.
ITENS CUIDADOS COM O UMBIGO
- Álcool 70%
- Hastes flexíveis de algodão / Cotonete
- Coragem
O coto umbilical é um item da higiene do bebe que muitos cuidadores tem aflição e medo de higienizar. Por isso que coloquei como item a coragem rsrs; não tenham medo! O bebê nada sente ou machuca. É preciso limpar o coto umbilical a cada troca de fralda e deixá-lo para fora da fralda, na hora de limpar de uma levantada no coto e passe o cotonete embebido no álcool 70% ao redor.
ITENS HIGIENE GERAL
- Massageador gengiva
- Kit cortador de unha
- Jogo de escova e pente
- Óleo massagem
Massageador gengiva / Higiene oral
É recomendável realizar a higiene oral do bebê mesmo antes do nascimento dos dentes. Não é essencial esse item, pois antes do nascimento dos dentes essa limpeza pode ser feita utilizando-se uma gaze envolvida no dedo.
Kit cortador de unha
Item essencial no enxoval. As unhas dos bebês crescem muito e muito rápido, sendo portanto importante o corte para evitar que eles se machuquem. Existe diversas opções no mercado, com ou sem lente de aumento, lixa automática, trim/cortador, tesourinha sem ponta, etc… Escolha a que você se sintir mais segura.
Jogo de escova e pente
Não é essencial, muito menos para aquelas crianças que nascem mais carequinhas. Mas caso o seu seja cabeludo, opte por escovas com cerdas moles, próprias para crianças.
Óleo massagem
Como já comentei, ainda irei escrever acerca da Shantala e banho de ofurô, mas fica a dica de um dos itens para a realização da massagem. Existe diversos tutoriais muito bons na internet caso tenha ficado interessado, recomendo demais!
FARMACINHA
- Termômetro
- Soro fisiológico
- Aplicadores de medicamentos
- Aparelho de inalação
- Umidificador de ar
Ainda vou escrever um item acerca da farmacinha do bebê, mas fica aqui algumas sugestões para o enxoval.
Confesso que fico muito brava quando atendo pacientes que vem ao hospital queixando-se de febre e quando questiono quanto que deu a temperatura falam que não tem termômetro. Percebo que muitas vezes os pais tem condições de comprar um, mas julgam o item desnecessário, então deixo bem claro aqui – Esse é um item extremamente importante no cuidado da criança e saúde sempre em primeiro lugar!
ITENS A SEREM EVITADOS
- Perfumes
- Filtros solares
- Lenços umedecidos
- Hidratantes
- Talco
- Perfumes, lenços umedecidos e Hidratantes
- Filtro solar
Fontes: Artigo USP 2011, Cartilha JJ, Artigo Safe Cosmetics, Livro Texto “A Saúde de nossos Filhos” Albert Einstein 3a edição.
Data post: março/2015
Leave a Reply