Enxoval: A higiene e o cuidado do bebê

A higiene e cuidado do bebê é um ponto importante na hora de montar o enxoval, lembre-se que trocar fraldas, dar banho, cortar unha, etc são coisas que você vai fazer diariamente e por um bom período de tempo, portanto na hora de comprar lembre-se disso e invista em produtos de qualidade, seguros, duráveis, que sejam práticos e facilmente laváveis.

Os itens que eu recomendo para compor o enxoval de higiene/cuidado do bebê são:

Check list enxoval Higiene bebe Eludicar

 

 

Repito que a minha idéia em falar sobre enxoval não é apontar e comparar os tipos e marcas de produtos disponíveis no mercado, pois são muitos e estão sempre mudando e inovando. A minha intenção é que vocêstenham a capacidade de avaliar criticamente todos os produtos na hora de comprá-lo, levando em consideração as indicações médicas e a segurança, resistindo a fofurisse, beleza e preços, afinal a saúde sempre em primeiro lugar =)

 

  • BANHEIRA

Existem diversos tipos de banheira e recomendo que antes de comprar você leve em consideraçāo alguns tópicos:

Localização – escolha um local que:

  • Seja prático e que tenha espaço para você se movimentar
  • Você consiga se sentir confortável – lembre-se que você fará esse mesmo movimento todo dia, por pelo menos 365 dias rsrs, portanto tenha cuidado com seu corpo, atente-se para colocar a banheira em uma posição adequada para não ficar com as costas curvadas.
  • Seja seguro – avalie se a banheira ficará firme, se o apoio suportará o peso da criança somado a água na banheira e que não tenha nada ao redor perigoso para a criança puxar ou se apoiar. Aparelhos eletrônicos sempre muuuuito longe.
  • De preferência você possa dar o banho e trocar o bebê no mesmo cômodo, assim além de facilitar evita que a criança passe por correntes de vento após o banho.

 

Modelo – Escolha um modelo que:

  • Seja seguro, resistente e durável, como falei, ele será usado todo dia. As vezes vale a pena um investimento inicial maior para não ter que ficar comprando várias ao longo do tempo.
  • De preferência tenha um tamanho que comporte desde os Recém Nascidos até por volta de um ano – um ano e meio, quando a partir dai eles já podem tomar banho em pé.
  • Tenha uma parte mais elevada ou um apoiador/redinha para que o bebê não escorregue e se acomode melhor, pois nos primeiros meses eles ainda não conseguem sentar e esse apoio ajuda deixando o banho mais prático e seguro, diminuindo o risco de afogamento
  • Seja de fácil limpeza e esvaziamento

 

Opções no mercado – Sem suporte

Essas são as banheiras convencionais, existe diveeersos modelos. Caso acabe optando por uma banheira sem suporte, certifique-se de que a mesma estará apoiada em um lugar firme e seguro, que aguente o peso (criança + água) e que não escorregue, caso contrário a melhor opção é colocar no chão mesmo, evitando acidente. Atente-se pois algumas banheiras não possuem saída de ãgua, dificultando um pouco na hora de esvaziar.

 

Enxoval Higiene bebe Eludicar (5)        Enxoval Higiene bebe Eludicar (7)Enxoval Higiene bebe Eludicar (9)   Enxoval Higiene bebe Eludicar (8)

 

Opções no mercado – Com suporte

Acredito que essa seja uma das melhores opções: banheira + suporte, algumas ainda vem com o trocador associado. Esse modelo garante que a banheira fique na altura da cintura do cuidador, proporcionando mais conforto na hora do banho. Você pode comprar o suporte e a banheira separados, mas lembre-se de se certificar  que o encaixe é adequado e que a base suporta a banheira.

                                                 Enxoval Higiene bebe Eludicar (3)     Enxoval Higiene bebe Eludicar (4)

 

 

Opções no mercado – Para Viagem 

Existem modelos práticos e portáteis, ótimo para viagens ou para as crianças que costumam tomar banho em diversos lugares.  Para os que nāo possuem espaço em casa e optam por comprar as portáteis para o dia a dia, escolha um modelo mais resistente e seguro.

 

banho Enxoval Higiene bebe Eludicar     Enxoval Higiene bebe Eludicar banheira     Enxoval Higiene bebe Eludicar  banheira viagem    Enxoval Higiene bebe Eludicar (2)

 

 

Opções no mercado – Ôfuro 
Ainda irei escrever sobre Shantala e o ôfuro, pois sou grande adepta e apoiadora! Essa modalidade também é viável para o banho do bebê (apesar do seu intuito não ser exatamente esse).

Existe o balde especifico para esse fim,  pois possuem um assento anatômico e com o centro de gravidade diferente que evita do balde tombar. Dê preferência para os modelos transparentes, que você consiga ver o corpo do bebê.  Caso não tenha possibilidade de comprar o balde específico para esse fim, escolha um que seja resistente, sem rebarbas e na hora do banho saiba que ele exigirá maior atençāo.

Para usá-lo basta colocar água até no máximo a altura do ombro do bebê, para os que ainda não sustentam o pescoço é preciso segurá-lo com a māo.

Esse tipo de banho tem como princípio simular o período da vida intrauterina, proporcionando portanto um momento de relaxamento e aconchego para o bebê; o ideal é que ele seja realizado a noite para ajudar no sono.

 

Enxoval Higiene bebe Eludicar 1    Enxoval Higiene bebe Eludicar

 

 

HORA DO BANHO

  • Banheira
  • Sabonete neutro
  • Saboneteira
  • Xampu/Shampoo neutro/Condicionador
  • Termômetro para banheira
  • Toalha (com capuz)
  • Óleo para bebê

 

Enxoval Higiene bebe Eludicar (10)  Enxoval Higiene bebe Eludicar termometro Enxoval Higiene bebe Eludicar Enxoval Higiene bebe Eludicar  toalha  

 

Toalhas 

Dê preferencia para tecidos macios, como por exemplo 100% algodão, evitando os sintéticos devido a pele do bebe ser mais sensível.  É recomendável que a toalha tenha capuz,  caso nāo tenha atente-se para proteger de correntes de vento após o banho.

Shampoo / Condicionador/ Sabonete:

Existe no mercado diversas marcas e opções para esses itens, minha dica para escolher: Certifique-se que o produto é liberado pela Anvisa, que provem de um fabricante confiável e se é adequado à idade da criança. Evite produtos que tenham as seguintes substâncias: Timerosal, PABA (ja retirados do mercado), Quartenium -15 (ou sinônimos como Dowicil 75, PEG 80 e sodium myreth sulfato, Dowicil 100; Dowco 184; Dowicide Q, 1 – (3-cloroalil) -3,5,7-triaza cloreto de 1-azoniaadamantane, N-(3 – cloroalil) cloreto hexaminium; hexametilenotetramina cloreto cloroalilo; 3,5,7-triaza-1-azoniaadamantane, 1 – (3-cloroalil)-cloreto) – sim, quase tudo grego e impossível de decorar, mas essas substâncias tem sido apontadas como nocivas (cancerígenas) e estão sendo retiradas do mercado, porém alguns produtos ainda apresentam a substância em sua composição, então fique atento.

 Termômetro banheira

O item não é essencial, algumas mães se sentem mais seguras com ele, mas saiba que não é preciso se apegar aos valores do termômetro, o ideal é que a água esteja de morna para quente, podendo ser avaliada com o dorso da mão. Lembre-se de mexer bem a água para deixar a temperatura homogênea e fique atento ao longo do banho para ela não esfriar demais. Para os que comprarem o termômetro, uma temperatura entre 36 a 38 graus é o recomendado.

ITENS HORA TROCAR A FRALDA

A hora de trocar a fralda exige certos cuidados e alguns itens sāo essenciais. O ideal é termos um cantinho específico para esse momento (falo mais aqui no post sobre o quarto do bebê) e que nesse local já tenha TUDO em māos, de fácil acesso para os adultos, mas fora do alcance das crianças. Como a pele do bebê é bastante sensível o mais indicado é limpar a regiāo apenas com água morna e algodāo. Os lenços umedecidos devem ser reservados para os momentos durante passeios, mas ainda assim o mais indicado é comprar uma térmica destinada para o uso durante passeios, resolvendo o problemas dos locais onde nāo tem acesso aos trocadores. Lembre-se sempre de fazer a limpeza após xixi e cocô, evitando deixar a fralda suja por muito tempo pois isso aumenta o risco de assaduras e infecções por fungos.

  • Garrafinha térmica com água morna
  • Cumbuca (tigelinha) para colocar a água
  • Algodāo para realizar a limpeza
  • Estoque de fraldas
  • Pomada para assaduras
  • Fita adesiva
  • Lixo

Enxoval Higiene bebê Eludicar   Enxoval Higiene bebê Eludicar 3   Enxoval Higiene bebê Eludicar 6      Enxoval higiene bebe Eludicar   Fita adesiva Enxoval Bebe EludicarLixeira com pedal enxoval bebe

 

Existe no mercado alguns kits lindos para esse fim, alguns até com luzinhas para as trocas da madrugada.

Lembre-se que os potes devem ser práticos, higiênicos e de fácil abertura.

 

Captura de Tela 2015-02-04 às 02.32.07      Captura de Tela 2015-02-04 às 02.34.53      Captura de Tela 2015-02-04 às 02.38.25

 

Garrafinha térmica com água morna e Cumbuca (tigelinha) para colocar a água

Sem muitos segredos, no mercado existe um modelo mais fofo que o outro, mas qualquer térmica resolve a questão. Fique atenta para não estar muito quente na hora da troca da fralda. Aproveite para comprar uma para quando for passear com seu filhote, evitando assim o uso dos lenços umedecidos.

 

Algodāo para realizar a limpeza

Não tem nada melhor do que o bom e velho algodão com água para realizar a limpeza na hora do xixi e do cocô.  Escolha de preferência o algodão branco e não aqueles coloridos, recomendo isso para você manter sempre uma boa referência das cores do xixi e cocô, ficando mais fácil de notar alguma diferença caso apareça. Algumas mães preferem comprar o algodão quadrado e não o de bolinha pois acaba sujando menos e rendendo mais, mas isso é 100% do gosto de cada um, sem certo ou errado. Lembrando que não é necessário o uso de sabonete, mesmo quando o bebê faz cocô – o porquê disso é que o sabonete acaba tirando uma camada protetora da pele, e o uso a todo momento pode acabar por facilitar o aparecimento de assaduras.

 

Estoque de fraldas

Não tem jeito, esse é um dos itens que temos que ter em grande quantidade. Existem diversas marcas no mercado e cada criança se adapta com uma, por isso que o melhor a fazer é inicialmente comprar uma pequena quantidade e observar se o seu pequeno se acostumou e se adaptou a ela, procurando por sinais de alergia/dermatite, por vazamentos, ajuste ao corpo, etc. No mercado temos fraldas específicas para peso/idade, sexo e período do dia (diurna/noturna).  Dê preferência para as fraldas que tenham boa capacidade de absorção, evitando o máximo o contato do xixi e/ou cocô com a pele. Deixe ela sempre a mãos e tenha o costume de andar com várias delas, nunca se sabe quando precisará trocar rsrs

 

Pomada para assaduras

No mercado também existe diversas marcas, o importante é saber que temos as pomadas que previnem assaduras e outras que tratam quando a região já está acometida (e essas devem ser prescritas de acordo com a avaliação médica). Se a higiene ocorrer adequadamente sempre após as necessidades o risco de evoluir para uma assadura é muito menor, já que o ambiente quente e úmido que é o ideal para a proliferação de microrganismo, e a troca constante evita esse ambiente. Quando for aplicar utilize apenas uma fina camada pois a pele precisa respirar.  A composição dessas pomadas variam, em geral contendo vitaminas A e D, óxido de Zindo, calêndula, lanolina e outros óleos.

Observação: Muitos pais usam a pomada que contém “Nistatina” para prevenção de assaduras, porém essa é uma pomada de tratamento e recomendada em situações de infecção por fungo (monilíase), portanto não deve ser utilizada para prevenção.

 

 Fita adesiva

Algumas vezes a colinha/adesivo da fralda acaba estragando, se a fralda ainda estiver em condições de uso a fita adesiva resolve bem o problema. Sempre bom ter uma, mas nada muito essencial.

 

Lixeira/Lixo

Falo detalhes sobre a escolha dele aqui no post sobre o enxoval do quarto do bebe.

 

 

ITENS CUIDADOS COM O UMBIGO

  • Álcool 70%
  • Hastes flexíveis de algodão / Cotonete
  • Coragem

O coto umbilical é um item da higiene do bebe que muitos cuidadores tem aflição e medo de higienizar. Por isso que coloquei como item a coragem rsrs; não tenham medo! O bebê nada sente ou machuca.  É preciso limpar o coto umbilical a cada troca de fralda e deixá-lo para fora da fralda, na hora de limpar de uma levantada no coto e passe o cotonete embebido no álcool 70% ao redor.

 

Enxoval Higiene bebê Eludicar 2    Enxoval Higiene umbigo bebe 4

 

 

ITENS HIGIENE GERAL

  • Massageador gengiva
  • Kit cortador de unha
  • Jogo de escova e pente
  • Óleo massagem

 

    Enxoval higiene bebê Eludicar  Enxoval higiene bebê Eludicar 2  Enxoval higiene bebê Eludicar 3 Enxoval higiene bebê Eludicar 7

 

Massageador gengiva / Higiene oral 

É recomendável realizar a higiene oral do bebê mesmo antes do nascimento dos dentes. Não é essencial esse item, pois antes do nascimento dos dentes essa limpeza pode ser feita utilizando-se uma gaze envolvida no dedo.

 

Kit cortador de unha

Item essencial no enxoval. As unhas dos bebês crescem muito e muito rápido, sendo portanto importante o corte para evitar que eles se machuquem. Existe diversas opções no mercado, com ou sem lente de aumento, lixa automática, trim/cortador, tesourinha sem ponta, etc… Escolha a que você se sintir mais segura.

 

Jogo de escova e pente

Não é essencial, muito menos para aquelas crianças que nascem mais carequinhas. Mas caso o seu seja cabeludo, opte por escovas com cerdas moles, próprias para crianças.

 

Óleo massagem

Como já comentei, ainda irei escrever acerca da Shantala e banho de ofurô, mas fica a dica de um dos itens para a realização da massagem. Existe diversos tutoriais muito bons na internet caso tenha ficado interessado, recomendo demais!

 

FARMACINHA

  • Termômetro
  • Soro fisiológico
  • Aplicadores de medicamentos
  • Aparelho de inalação
  • Umidificador de ar

 

ampola-large   kit medicamento  Termometro - Enxoval higiene Eludicar    Inalador Enxoval Bebe Eludicar    Umidificador - Enxoval Higiene bebe Eludicar

 

Ainda vou escrever um item acerca da farmacinha do bebê, mas fica aqui algumas sugestões para o enxoval.

Confesso que fico muito brava quando atendo pacientes que vem ao hospital queixando-se de febre e quando questiono quanto que deu a temperatura falam que não tem termômetro. Percebo que muitas vezes os pais tem condições de comprar um, mas julgam o item desnecessário, então deixo bem claro aqui – Esse é um item extremamente importante no cuidado da criança e saúde sempre em primeiro lugar!

 

ITENS A SEREM EVITADOS 

  • Perfumes
  • Filtros solares
  • Lenços umedecidos
  • Hidratantes
  • Talco

 

  • Perfumes, lenços umedecidos e Hidratantes
Como já comentei a pele do bebê é muito sensível e normalmente não precisam de hidratação. Usar hidratantes ou perfumes, além de ser desnecessário podem predispor o aparecimento de alergias, portanto deixe seu filhote com o cheirinho dele. Se não resistir, opte por aplicar o perfume, próprio para criança e em pequena quantidade, nas roupas dele.
  • Filtro solar
Somente a partir dos 6 meses – (veja aqui o post sobre este tema)
É isso, boas compras! =) 

Fontes: Artigo USP 2011, Cartilha JJ, Artigo Safe Cosmetics, Livro Texto “A Saúde de nossos Filhos” Albert Einstein 3a edição.

Data post: março/2015

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!