A pele do bebê – Eritema Tóxico

eritema-toxico-5

Olá Doutora, meu bebê tem 1 semana de vida e notei que a pele dele está com umas manchas e pintinhas vermelhas, me falaram que poderia ser “Eritema tóxico”… O que é isso?

Olá mamãe, primeiramente sobre o “Eritema tóxico” você não precisa ficar preocupada por conta desse nome, ele não é tóxico e nem causado por nenhum produto ou qualquer outra coisa.

Esse é um problema de pele muito comum nos recém-nascidos, quase metade dos recém nascidos apresentam isso nos primeiros dias de vida (entre o primeiro e 14º dia de vida), podendo até mesmo aparecer após algumas horas do nascimento.

Mas qual o motivo do bebê ter essa alteração na pele? É por causa do beijo?

Não é por causa do beijo, pode dar bastante amor para seu filhote <3 , contanto que saiba que a pele do recém nascido é bem sensível e temos que tomar cuidado para não machucar.

O eritema tóxico ainda não tem uma causa definida, ele é uma das alterações benigna na pele do recém nascido, assim como tantas outras – veja aqui

E como eu sei que é eritema tóxico e não algo mais grave?

Idealmente um pediatra deve examinar e avaliar se essas lesões são características do eritema tóxico, mas segue algumas coisas que dão sinal de ser o eritema tóxico:

  • Pode aparecer elevações amareladas/esbranquiçadas envolvidas por uma pele avermelhada.
  • Geralmente aparece na face e na parte central do corpo (tronco), podendo aparecer nos braços e nas pernas, normalmente em menor quantidade.
  • Tende a não aparecer nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
  • Ele costuma se mover pelo corpo, aparecendo um dia na face, outro dia, nas coxas, ou até mesmo mudando de local em questão de horas.

eritematoxico2        eritema-toxico-4

O bebê sente dor ou algum incômodo?

Não, o bebê não sente nenhum incômodo ou dor e nem causa qualquer complicação ou problema no desenvolvimento do bebê.

Existe algum tratamento para isso? Preciso me preocupar?

O eritema tóxico não é perigoso, não é contagioso e os pais podem ficar tranquilos, não há razão alguma para preocupação.

Não precisa de nenhum tratamento específico, desaparecendo sozinho normalmente após alguns dias do aparecimento, sem deixar marcas.

Alguns cuidados que devemos ter:

  • Evite dar banho em excesso e use sabonetes específicos para bebê
  • Evite mexer e cutucar nas manchas da pele, muito menos tentar espremer 
  • Não utilize produtos ou outras substâncias que possam irritar a pele

eritematoxico

Obrigada Doutora, estou mais calma agora  😉 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!