Como escolher a maternidade para nascer o meu filho?
Olá Dra, tudo bem? Tenho uma novidade! Estou grávida! Já estou nos preparativos todos e gostaria de saber se você tem alguma dica em relação a escolha da maternidade, sāo tantas informações que fico meio perdida.
Olá Carla! Parabéns!! Muito bom saber que vem mais uma criança! Realmente, escolher a maternidade é um dos itens importantes e deve envolver um planejamento criterioso, ponderando todos os prós e contras do local.
Apesar de muitas maternidades terem uma “hotelaria” de primeira, com diversos atrativos, o mais importante na hora da decisāo é a questāo médica e infraestura do local.
E qual período da gestaçāo eu já devo ter escolhido a maternidade?
Da mesma forma que nāo devemos deixar a escolha do pediatra para o final da gestação o mesmo vale para a maternidade, portanto programe-se já ter definido por volta do quinto mês de gestação, começando a busca um pouco antes para fazer tudo com calma.
Será que você teria como me dizer quais sāo os tópicos importantes para a escolha?
Claro! Gosto de orientar as gestantes a seguir esse roteirinho:
- Converse com seu obstetra
Procure saber quais maternidades ele trabalha, sua disponibilidade, opiniāo e preferência. Esse é o grande primeiro passo na decisāo. Caso tenha
diversas opções, se aprofunde em uma conversa para entender os pontos positivos e negativos de cada local sugerido.
- Verifique com seu plano de saúde
Importante saber se ele cobre as maternidades sugeridas. Verifique o que está ou nāo incluso na cobertura. (ex: UTI neonatal, UTI adulto, internaçāo prolongada, vacinas, testes neonatais, etc.)
- Visite as maternidades selecionadas
Nāo se limite apenas às informações de internet ou boca a boca (apesar de também ser um ótimo meio de informaçāo), vá até o local e sinta o ambiente, os profissionais, as acomodações, etc. A maioria das maternidades possuem agenda para realizar visitas. E mesmo que você adore a primeira maternidade que visitar, nāo deixe de ver as outras opções para nāo correr o risco de tomar decisões precipitadas.
- Cheque por certificados de qualidade da maternidade
Existem orgāos nacionais e internacionais que emitem certificados acerca do atendimento (Ex: Joint Comission International e
a Organizaçāo Nacional de Acreditaçāo – ONA), sendo portanto um bom indicativo.
- Verifique a assistência da maternidade:
– Existe UTI neonatal e UTI adulta? Importante e altamente recomendável a existência de ambos.
– A equipe é multiprofissional?
– Existe obstetras, anestesiologistas e neonatologistas de plantāo 24hrs todos os dias da semana?
– Caso seja necessário, teria acesso fácil a cirurgiāo, clínico e ultrassonografista?
– No local existe banco de sangue? Laboratório clínico? Setor de medicina de imagem? Setor de medicina fetal?
– Como é a tecnologia da maternidade? Como sāo os aparelhos, ventiladores e incubadoras?
- Verifique a segurança da maternidade:
Questione acerca da segurança da entrada e saída de visitantes, bem como a segurança da identificação e monitorização dos recém nascidos.
- Verifique a humanizaçāo do parto:
– Alojamento conjunto: Um grande ponto a ser considerado, ou seja, se o bebê pode ficar o tempo todo no quarto da māe ao invés de ficar no berçario. Esse sistema já demonstrou trazer diversas vantagens, tanto a māe quanto ao bebê.
– Horários de visita: Caso o bebê tenha que ser internado, verifique se existe restrições de horário para visitas e acompanhantes, o ideal é que nāo tenha restrições para os responsáveis.
– Quartos/equipamentos específicos para parto vaginal: Muitas maternidades possuem quartos projetados para proporcionar um maior conforto caso o parto seja vaginal, sendo mais espaçosos e com equipamentos específicos (banheira, bola suíça, cadeira de parto, etc..)
– Amamentaçāo na primeira hora de vida: Tāo importante quanto o resto, verifique se a maternidade estimula essa prática. Além disso questione acerca de grupo de apoio a amamentaçāo e a existência de uma lactário ou banco de leite no local.
– Curso para gestantes e de parto: Muito importante e útil, dāo bastante segurança aos pais e deixam essa fase muito mais gostosa, sanando todas as dúvidas que possam surgir.
– Doula: Atualmente existe um trabalho muito bonito de uniāo entre doulas e a equipe médica, no entanto verifique se sua Doula será bem vinda ao local e a relação com as equipes.
- Verifique acerca do conforto da maternidade
Apesar de nāo ser o mais importante, ter seu filho em um ambiente agradável e confortável também faz diferença.
– Como é o quarto? Possui opções de quarto privativo? Possui cofre? Frigobar? Ante sala para acompanhantes? Banheiro privativo? Cadeira específica para amamentaçāo?
– Os ambientes da maternidade parecem limpos e bem cuidados?
- Verifique se a maternidade oferece serviços “extras”
– Serviço de fotografia e video: Algumas maternidades oferecem esse servico, verifique a disponibilidade caso queira contratar outras pessoas alem das credenciadas.
– Cartório: Uma māo na roda para realizar já toda a papelada de certidāo de nascimento e registro sem precisar sair do hospital.
– Exames de triagem neonatal: Existem diversos – Teste do pezinho, coracaozinho, linguinha, olhinho.
– Vacinas: Verifique se o local fornece Hepatite B e BCG, que sāo as vacinas dadas ao nascimento.
Muito obrigada Dra, acredito que com esse roteirinho já ajuda bastante para nortear a decisāo.
Espero ter ajudado e boa escolha =)
Leave a Reply