Consulta de Pré Natal com o Pediatra

consulta pre natal 2
Olá Dra, estou grávida e li que existe uma consulta que podemos fazer com o pediatra antes do nascimento do bebê, é verdade? 

Olá mamãe, essa informação está corretíssima 😀   Antes mesmo do bebê nascer é recomendado uma primeira consulta com o pediatra para conversar sobre a chegada do bebê e tirar todas as dúvidas dessa fase.

Qual a importância dessa consulta de pré-natal?

Além de ser um momento para conversar e tirar as dúvidas,  vários estudos têm mostrado que as consultas com o pediatra antes e logo após o nascimento do bebê conseguiram reduzir a mortalidade materna e do recém-nascido, sem contar o aspecto emocional, ajudando a diminuir com o estresse e ansiedade dessa fase.  

Somado a isso, é muito bom quando a criança consegue ser acompanhada por um mesmo pediatra ao longo da vida, principalmente no primeiro ano. Para tanto os pais precisam se sentir a vontade e terem afinidade com o pediatra, sendo então esse um momento para verificar se o pediatra em questão é alguém com quem terão vontade de continuar o acompanhamento, estabelecendo assim um vínculo antes do nascimento da criança. Veja aqui dicas para a escolha do pediatra do seu filho.

Quando que devemos agendar essa consulta?

Não existe uma regra quanto a isso, no entanto recomenda-se que a primeira consulta seja realizada por volta dos últimos 3 meses da gestação, idealmente antes da montagem do enxoval e não muito próximo da data provável do parto.

Esse é um momento muito bom para a consulta pois nessa fase os pais/cuidadores já estão bem envolvidos com o nascimento, abertos para receber e absorver todas as informações repassadas e já com informações médicas da gestação importantes para nortear o cuidado com o bebê que irá chegar.

Quais os temas que são abordados pelo pediatra nessa consulta de pré natal?

São diversos os temas que variam conforme as dúvidas e anseios dos pais, segue alguns tópicos abordados:

  • Orientações sobre os cuidados com o recém nascido nos primeiros dias de vida, exemplo:

– Como realizar a limpeza do coto umbilical

– Sobre a higiene do bebê (Como preparar e dar o banho, cuidado com a pele, troca de fralda, assadura, etc.)

– Vacinas após o nascimento

– Medidas de segurança no berço, no transporte do bebê, nos hábitos de sono, etc.

  • Orientações sobre o aleitamento materno, cuidado com as mamas, técnicas, característica do leite após nascimento, dúvidas e medos desse período.
  • Orientações sobre a montagem do quarto do bebê –  localização do berço, trocador, itens de segurança.
  • Orientações sobre montagem do enxoval – quais produtos deve-se ter, quais são dispensáveis, regras de segurança, noções de uso, etc.
  • Conversar sobre alterações hormonais e interferência no aspecto emocional da mulher após o parto – Identificação de depressão pós parto e tristeza materna ou Baby Blues.
  • Conversar sobre questões emocionais envolvidas no nascimento do bebê – preocupações, anseios e inseguranças, bem como repercussões com a chegada do bebê (emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família, relacionamento com os irmãos, etc…)
  • Indicação e estimulação de literatura sobre a maternidade.
  • Analisar se existe algum fator de risco em relação aos familiares, como mudança de hábitos de risco, história de doença na família, dados do pré-natal que devem ser acompanhados por um médico.

 

E após essa consulta, quando devemos retornar ao pediatra?

Após o nascimento do bebê assim que os pais deixarem a maternidade deve-se agendar a primeira consulta entre o 10º e 15º dia de vida ou antes caso seja orientação da maternidade.

Normalmente uma consulta de pré natal é suficiente para abordar todos os assuntos, podendo caso seja vontade dos pais ou necessidade médica agendar uma segunda consulta.

Muito obrigada Doutora, irei agendar então uma consulta  🙂

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!