Crosta Láctea / Dermatite Seborréica: O que eu preciso saber

Dermatite seborreica

Olá Dra, tudo bem? Estou observando a cabeça da Duda e vi umas crostinhas no couro cabeludo, vi que pode ser aquela Crosta Láctea ou também chamada de Dermatite Seborréica. 

O que é essa crosta láctea? 

Olá mamãe,  primeiramente fique tranquila! Isso é muito comum em crianças, é inofensiva e temporária.

Basicamente a crosta láctea, ou como também chamada de Dermatite Seborreica, é uma  inflamação que ocorre em algumas áreas da pele.

Ela ocorre onde existe um maior número de glândulas sebáceas (região do nosso corpo que é responsável pela produção de uma substância que garante a lubrificação da pele) levando a formação de pequenas placas/crostas amareladas, que normalmente são oleosas ao toque.

É comum então bebês terem? Por quê? 

Isso é bastante comum em bebês sim, normalmente ocorre entre a segunda de vida e o sexto mês, com pico no terceiro mês de vida, desaparecendo conforme a criança cresce, na maioria das vezes antes de completar o primeiro ano.

A causa ainda não é completamente esclarecida, mas existe uma participação de hormônios que são repassados para o recém-nascido durante a gestação e possivelmente a ação de colonização fúngica. 

Quais os locais do corpo que normalmente aparece a crosta láctea? 

Normalmente ela se localiza nas áreas mais oleosas do corpo, como o couro cabeludo, face e ao redor das sobrancelhas e orelhas, porém o corpo todo pode ser acometido, sem uma localização específica. 

dermatiteseborreica em bebe

Ela é contagiosa? 

Não, a dermatite seborréica, bem como a Dermatite Atópica, não são contagiosas, não existindo o risco de transmissão de uma pessoa para outra. Ela também não é uma condição relacionada a alergia. 

O bebê sente algum incômodo com essa dermatite?

Normalmente os bebês não sentem nenhum incômodo ou sintoma por conta da crosta láctea, alguns apresentam apenas coceira/prurido.

Ela está relacionada com falta de higiene?

Não, ela não está relacionada com higiene acontecendo independente, mas para podermos tratar é necessário alguns cuidados na hora do banho e na higiene.

Como tratar a crosta láctea?

As medidas para o tratamento são simples, siga os passos:

1- Aproximadamente meia hora antes do banho, coloque um pouco de óleo para bebê em um pedaço de algodão para amolecer as crostas. Se as crostas forem muito grandes e/ou estiverem muito aderidas no couro cabeludo, passe o óleo por volta de uma hora antes. Veja alguns produtos no mercado. 

                                    oleo crosta láctea oleo crosta lactea oleo crosta lactea 2

2 – Vá massageando suavemente as áreas com as crostas para se soltarem do couro cabeludo

  Dermatite seborreica limpeza

3- Já no banho ao lavar a cabeça do bebê aproveite para pentear com um pente para bebê de dentes suaves, em todas as direções, removendo as crostas com cuidado.dermatite seborreica cuidados

4 – Lave normalmente com shampoo para bebês, retirando todo o produto, secando bem a pele após o banho.crostaG

5- Repita este procedimento diariamente até que já não tenha mais as crostas

  • Importante, caso as crostas estejam muito aderidas, não force e nem utilize objetos ou unha para retirá-la pois isso pode levar a infecção e feridas na pele.
  • Dê preferência ao uso de shampoo e sabonetes neutros.

E se essas medidas não forem suficientes para resolver o quadro, existe tratamentos com pomadas específicas?

Em casos persistentes, é recomendado que você agende uma consulta no pediatra para ele observar se realmente é um quadro de crosta láctea e se for o caso,  prescrever pomadas de tratamento como as pomadas com corticosteroides de baixa potência ou/e antifúngica. 

Obrigada Doutora, vou seguir as orientações  🙂

 

Médica graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e residente em Pediatria na USP-SP. Apaixonada pelo mundo infantil, nunca se imaginou fazendo outra coisa a não ser cuidar e estar rodeada por crianças.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!