Dicas de inverno: Posso usar aquecedor no quarto do meu filho?

Olá Dra, chegamos no inverno e minha casa tem ficado muito gelada. Será que eu posso usar aquecedor no quarto do meu filho?

Muito comum essa dúvida e a resposta é: Pode! Contanto que a gente tenha alguns cuidados:

  • No inverno o ar fica mais seco, nossa pele fica mais seca, nosso nariz, nossos olhos, e um dos problemas do aquecedor é que ele deixa esse ar ainda mais seco, prejudicando a saúde das crianças principalmente do ponto de vista respiratório. Então, sabendo disso, temos que ter o cuidado com a umidade do ar, que idealmente deve ficar entre 40 a 70%.
 
  • Uma saída super simples é umedecer o ambiente com uma toalha molhada ou uma bacia com água (lembrando de deixar sempre loooonge do alcance das crianças) ou usar os aquecedores com umidificador.
 
 
Bacia infantil jpg

 

 

 

 

  • Outra alternativa de comprar os umidificador do ar, mas precisamos ter o cuidado de acabar não indo para o outro extremo de deixar o ar muito úmido e acabar contribuindo para proliferar fungos e ácaros.

umidificador-de-ar-ultrassonico-35l-bivolt-ventisol-20150611122156

 
    • Um ponto importante é de abrir as janelas todos os dias, as vezes no inverno a gente deixa tudo fechado e não coloca o ar para circular, então tenha sempre esse habito de pelo menos em um período do dia, deixar uma circulação de ar.

E qual a temperatura que devemos deixar? 
A questão da temperatura é SUUUPER importante! Temos que ter cuidado com os exageros, então não deixar o aquecedor ligado por muitas horas e nem fazer do quarto um forninho, que inclusive não é seguro. O ideal é usar nos momentos mais críticos, como na hora do banho, ou limitar no período da criança está indo dormir e também evitar um choque térmico de um cômodo para o outro.
Caso precise manter o aquecedor o tempo todo, o ideal é manter  uma temperatura agradável, em torno de 24-25C, não mais que isso.

E claro, sempre observando a criança, cada um tem um termostato, tem gente que é mais friorento, outros mais calorentos, então temos que ficar de olho nos sinais, se o bebê começar a transpirar, ficar irritado, parecendo incomodado com algo, pode ser que ele esteja com calor.

 

E em relação a segurança com o aquecedor, tem algum cuidado específico? 

Tem sim, não podemos deixar o aquecedor muito perto dos bebês e das crianças, respeitando uma distância mínima e também precisamos seguir as instruções de uso de cada aparelho, bem como trocar e limpar o filtro do aparelho nos períodos recomendados pelo fabricante, muitas vezes esquecemos disso rsrs

 

Tomando esses cuidados e seguindo as dicas, aproveitem que é um período do ano muito gostoso para ficar a familia toda juntinha curtindo o inverno juntos. 

Até as próximas dicas do inverno 😉 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!