Dor de ouvido – As famosas Otites Externas


otite externa 5

Olá Doutora, tudo bem? Marquei essa consulta pois o Lipe tem se queixado de muita dor no ouvido… Será que é  infecção?  Não sei muito bem sobre isso e estou apreensiva…

Olá queridos pais, acredito que antes de falar sobre a infecção em si, é importante explicar que o ouvido é dividido em 3 partes.

O ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno, veja a figura:

Então dependendo do local acometido nós teremos um tipo de otite e consequentemente diferentes sintomas e tratamento.

Então se a infecção estiver no ouvido externo teremos a famosa “Otite externa”? 

Exatamente, a otite externa é uma infecção que se localiza no ouvido externo, antes de atingir a membrana do tímpano. Nesses casos a pele dessa região fica inflamada e dolorida.

O outro tipo de otite é a que afeta o ouvido médio, que seria a otite média.

Quais são os sintomas da otite externa?

Normalmente o que mais chama atenção é a dor, essa dor normalmente é pior quando você encosta na região, principalmente na região do tragus. Inclusive uma dica é que muitas crianças sentem dor ao colocar ou tirar uma roupa pelo fato de comprimir a orelha.

tragus

Além de dor a otite externa pode dar:

• Saída de secreção pela orelha

• Coceira

• Descamação no local

• Vermelhidão ou inchaço

• Sensação de perda auditiva ou “ouvido tampado”

Ou seja, caso você ou seu filho esteja sentindo dor, incômodo local, redução da audição, sensação de ouvido tampado, saída de secreção do ouvido ou qualquer outro sintoma nessa região, procure seu pediatra para ele examinar e realizar o tratamento indicado. 

O que posso fazer para evitar a otite externa? 

• Não manipule o ouvido

Qualquer tipo de manipulação do ouvido (cotonete, unha, tampa de caneta, palito, etc) acaba por propiciar a otite externa, pois essa manipulação machuca a pele do conduto e cria pequenas feridas, facilitando a entrada de bactérias e a infecção do ouvido.

É muito comum o uso do cotonete de forma errada, o cotonete deve ser utilizado apenas para a limpar a parte externa da orelha ou seja, para tirar o excesso de cera que fica visível, não podendo colocar no conduto auditivo pois isso só empurra a cera para dentro. Inclusive ainda melhor que usar o cotonete dessa forma, é não usar o cotonete, se possível apenas passar a toalha ou paninho na orelha para tirar o excesso ou sujeira, o restante da cera o próprio corpo se resolve e dá conta do recado  😉

cotonete

                                               008209c9        limpar ouvido

•  Não deixe o ouvido úmido

Sempre que seu filho sair da piscina, mar ou até mesmo do chuveiro, crie o hábito de remover o excesso de água. Um “apelido” da otite externa é “ouvido de nadador” – porque será né? rsrs
Esse é um cuidado especial principalmente se seu filho já tiver tido diversos quadros de otite, nesse caso inclusive o recomendado é utilizar tampões de proteção ou algodão embebido com vaselina quando for nadar, para evitar a entrada da água.
protetor auricular otite
Como fazer o diagnóstico de otite externa?

O diagnóstico é feito através de uma conversa sobre os sintomas e pelo o exame físico, raramente necessitando de exames complementares. A maioria dos casos o próprio pediatra pode acompanhar e tratar os casos de otite, sendo recomendado a avaliação do otorrinolaringologista, médico especializado nessa área, se os quadros forem repetidos ou com complicações. 

exame ouvido
Qual o tratamento da otite externa? 

O tratamento da otite externa é feito com remédios de aplicação local, ou seja, aquelas gotinhas no ouvido. (No caso de otite média como o problema está atrás da membrana timpânico, as gotinhas não ajudam e as vezes é necessário um antibiótico por boca.) 

Normalmente com o tratamento a otite se resolve dentro de uma a três semanas.

Se depois que meu filho nadar, ele ficar com “água no ouvido”, como eu posso fazer para tirar?

Muitas vezes as crianças nadam e só percebem depois que ficaram com a água no ouvido. Caso aquela famosa puladinha do lado não resolver, existe um jeito simples de ajudar a essa água sair, basta pingar umas gotinhas de alcool 70% no ouvido. O álcool ajuda a fazer a água evaporar, aliviando os sintomas de forma quase que imediata.

Importante dizer que isso ajuda apenas quando ainda não temos a infecção, ou seja, é uma medida preventiva. Se o ouvido já tiver inflamado não é recomendado realizar isso.

 

remedio otite externa

Resuminho

otite externa bem estar

Obrigada Doutora  🙂 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!