Enxoval – Quarto do bebê

Post em homenagem a Mi e a já querida Eva, que me estimulou a estudar sobre o assunto =)

Montar o quarto do bebê é uma delícia, mas todo esse processo de escolha de móveis, disposição e design deve ser feito com calma, com muita pesquisa de mercado e com antecedência, só assim será prazeroso e terá um ótimo resultado!

Uma dica de itens que compõe o enxoval do quarto do bebê seria:

Enxoval quarto Eludicar

 

Repito que a minha idéia em falar sobre enxoval não é apontar e comparar os tipos e marcas de produtos disponíveis no mercado, pois são muitos e estão sempre mudando e inovando. A minha intenção é que vocês tenham a capacidade de avaliar criticamente todos os produtos na hora de comprá-lo, levando em consideração as indicações médicas e a segurança, resistindo a fofurisse, beleza e preços, afinal a saúde sempre em primeiro lugar =)

 

  •  BERÇO

berço enxoval

 

Como é o local que o recém nascido passará a maior parte do seu tempo nos primeiros meses de vida e em grande parte sem supervisão direta, deve ser um item totalmente seguro e escolhido com cautela, como são muitos resolvi deixar em um post separado, clique aqui para saber como escolher o berço e o colchão ideal para o seu bebê.

 

  • MÓBILES

Mobile enxoval          Mobile Bebe enxoval         Mobile enxoval bebe (2)

Confesso, sou apaixonada por móbiles, acho lindo demais e muito simbólico. Além disso o móbile tem se mostrado muito benéfico para as crianças ao estimulares o seu desenvolvimento, como a coordenação motora, a audição e a visão.

Modelos disponíveis

Aqui não existe uma regra, qualquer tipo é bem vindo. Dê preferência para os mais coloridos, com cores mais fortes, com formas mais simples e com uma temática infantil.  Se for escolher os que tocam música junto opte por músicas calmas e instrumentais.

  • Simples: que não tocam musica e não se movimentam automaticamente.
  • Automáticos: alguns tocam música, giram, projetam imagens no teto, etc..
  • Artesanais: E porque não fazer o seu próprio móbile, na internet possui diversos tutoriais para esse fim

Cuidados com o móbile

  • Ele nunca deve ficar ao alcance da criança, pois corre o risco dela puxar e causar acidentes, portanto conforme ela for crescendo ou quando perceber que ela já alcança é sinal de que é hora de ajustar a altura
  • Na hora da instalação certifique-se de que está bem instalado e bem firme, evitando que ele caia na criança
  • Verifique se a posição está adequada em relação ao ponto de visão do bebê e que ao mesmo tempo não te atrapalhe na hora de manusear o bebê no berço.
  • Certifique-se de que o móbile não possui peças soltas ou costuras frouxas, para que não corra o risco de se soltar e causar acidentes (ex: a criança colocar na boca e se engasgar)

 

  • TROCADOR

Já cansei de atender crianças que sofreram queda do trocador, normalmente as mães chegam contando que virou por um segundo para pegar qualquer coisa e quando virou a criança já estava no chão. Portanto: regra básica e obrigatória dos trocadores é:  tenha TUDO, TUDO, TUDO ao seu alcance e longe do alcance das crianças e NUNCA NUNCA NUNCA deixe a criança sozinha, mesmo que ela ainda não role (você pode descobrir que ela começou a rolar da pior maneira possível)

Algumas dicas gerais:

Prefira por trocadores que tenham cintos de segurança e/ou concavidade na região central ou com abas laterais, pois aumentam a segurança sendo mais eficazes na prevenção de acidentes.

Trocador enxoval eludicar  Trocador enxoval eludicar 2    Captura de Tela 2015-02-04 às 02.16.09Trocador enxoval eludicar 3

 

Trocadores Portáteis

No mercado também existem os trocadores portáteis, muito útil para os passeios, facilitando a vida e garantindo o bem estar do seu pequeno. São diversos os modelos disponíveis, dê preferência ao de material plastificados, mais fáceis de higienizar e mais duráveis.

Trocador portátil Eludicar    Trocador portátil Eludicar enxoval   Enxoval Trocador portátil Eludicar

 

Panos impermeáveis e de troca

Alguns trocadores são de pano e acabam sujando muito, uma opção é comprar panos impermeáveis para colocar em cima.

Panos para trocador - Eludicar enxoval     Panos para trocador - Eludicar enxoval 2     Panos para trocador - Eludicar enxoval 3

 

Cômodas do trocador

Também são diversas as opções de cômodas, existe a possibilidade de você acoplar o trocador em uma cômoda antiga, bem como comprar uma específica para esse uso. Dê preferência para aquelas com divisórias, de fácil acesso e cercado lateral.

Captura de Tela 2015-02-04 às 02.25.11 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.23.56 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.24.05 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.24.52

 

Kits de Higiene

Vou falar especificamente sobre o kit e seus itens no post sobre Enxoval da Higiene do Bebê, mas o que eu gostaria de destacar é que é obrigatório que todos os itens necessário para a hora da troca da fralda estejam ao seu alcance – prático para você e inacessível para as crianças. Vocês não imaginam o quanto isso facilita a vida e o quanto que reduz o índice de acidentes. No mercado existe diversos modelos para esses kits, tem alguns até com luzinhas para fazer a troca na madrugada sem despertar muito o bebê.

Captura de Tela 2015-02-04 às 02.38.25 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.33.12 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.32.07 Captura de Tela 2015-02-04 às 02.34.53

 

 

  • LIXEIRA

Pode parecer meio estranho escrever sobre a lixeira do quarto do bebê, mas definitivamente é um item essencial, afinal você ficará pelo menos quase 2 anos trocando a fralda do seu pequeno e não tem como ficar indo ao banheiro ou até cozinha para jogar a fralda fora. Portanto, item muito recomendado no quarto. Existe no mercado diversos modelos, mas a regra básica é: praticidade. Uma boa lixeira é aquela que:

  • Tenha tampa – você vai entender quando seu bebê fizer cocô e aquela sua linda lixeira não tem tampa não segurar o cheiro e empestear o quarto todo :X
  • Seja fácil de manusear
  • Seja fácil de limpar, de preferência que tenha encaixe prático para a troca do saquinho plástico.
  • Seja Fácil para um adulto abrir, mas não tão fácil para uma criança. Por isso que sou adepta as que possuem abertura com o pé, já que provavelmente suas mãos estarão ocupadas e/ou sujas e o mecanismo de abertura é seguro.

Lixeira com pedal enxoval bebe

  • Caiba próximo ao trocador (beeeemmm próximo, a ponto de você não precisar dar aquela “viradinha rápida” para jogar a fralda fora – é o tempo necessário para o bebê cair) – Alguns kits de higiene já vendem junto a lixeira, combinando com o resto.

Além disso, também existe no mercado modelos que garantem segurar o cheiro das fraldas devido a um mecanismo de vedamento utilizando saquinhos plásticos. Já li críticas e elogios a esse produto, eu particularmente não sei opinar sobre a eficácia dele, mas se conhecer alguém que tenha comprado vale a conversa antes de adquirir.

Lixeira veda cheiro eludicar

 

 

E se não gostar da lixeira, existe também a opção de comprar/utilizar saquinhos plásticos (Diaper Bag dispenser) para colocar a fralda evitando que o cheiro se alastre. Não muito eco friendly, mas fica a opção.

Sacos higienicos fralda eludicar           Sacos higiênicos portáteis eludicar

 

 

  • POLTRONA DE AMAMENTAÇÃO

poltrona-para-amamentacao-2011-223602-fe767e38b21b6c8db329d0600541d567

A poltrona de amamentação diverge muito em opiniões, muitas mães se arrependem de ter comprado pois acabaram preferindo amamentar em outros lugares e acabou ficando sem saber o que fazer depois com o móvel; outras mães já gostam muito de ter um canto no quarto da criança para amamentar e fazem muito bom uso. O mais importante de tudo, é que você tenha um lugar confortável e prático para amamentar, idealmente em um cantinho calmo e aconchegante, para o ato ser prazeroso para você e para o bebê.

Se optar por ter a poltrona, siga algumas orientações:

  • Antes de comprar sente-se na poltrona e avalie se ela oferece um bom suporte para as costas, principalmente na região lombar, se tem apoio para os cotovelos e se você se sente confortável
  • Escolha um tecido que seja fácil de limpar, até mesmo algum que dê para tirar e colocar na máquina de lavar, pois é um local que o bebê pode regurgitar e sujar facilmente. Tons mais escuros também são recomendados devido a esse fator.
  • Confira que o tamanho escolhido cabe no quarto
  • Existem diversos modelos como as giratórias, com ou sem balanço, com ou sem puffs para os pés,  estilo clássico ou moderno – o importante é você se sentir confortável.
  • Após deixar de amamentar, a poltrona pode continuar a ser usada para contar histórias para as crianças, cantar música e relaxar junto, ou ser incluída na decoração da casa.

 

  • MOQUITEIRO NA JANELA

Tela mosquiteira enxoval

O uso de mosquiteiro no berço já não é mais o recomendado, pois podem acumular pó e ácaro, predispondo reações alérgicas/afecções pulmonares e também pelo fato de que se estiver ao alcance da criança, ela corre o risco de puxar ou se enrolar e causar acidente. Portanto, o mais recomendado é que substitue o mosquiteiro do berço por um mosquiteiro nas janelas

 

  • DECORAÇÃO
  • Lembre-se que o quarto do bebê deve ser prático, de fácil limpeza, de fácil manuseio e que não tenha muitos objetos que junte pó. Nos primeiros meses, a vida fica muito corrida e cansativa e é importante que o quarto não seja fator agravante.
  • Evite decoração com peças pequenas, atente-se para que todos os objetos sejam seguros
  • Se tiver viabilidade coloque luzes que possa controlar a intensidade, seu bebê acordará muito a noite e nada como uma meia luz para não despertá-lo por completo (e garantir seu sono também rsrs). Se não for viável, existe também a opção de focos de luzes ou um bom abajur.
  • Não se esqueça de tirar todas as medidas do quarto antes de comprar os móvies, incluindo as das paredes da janela e de armários embutidos, considerando o espaço para abrir as portas dos armários.
  • Existe uma vertente de quarto que coloca tudo ao alcance das crianças, ainda vou escrever sobre ele pois sou muito adepta, mas quem quiser pesquise na internet sobre o “quarto montessoriano”,  tem muito material sobre o assunto.

 

É isso, aproveite para desfrutar esse momento delicioso de preparação para a chegada do bebê. 

 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!