Gestante no volante: o que eu preciso saber

Pregnant Driving Eludicar

Olá Dra, tudo bem? Estou no segundo trimestre da gestação e gostaria de saber se ainda posso dirigir… Minha barriga tá ficando grande e fiquei com medo de ser multada ou algo do tipo. Existe um mês específico que eu tenho que parar de dirigir?

Olá Carla, atualmente não existe nenhuma lei que regularize a idade gestacional limite para dirigir, no entanto o recomendado é que as gestantes não dirijam mais a partir do oitavo mês de gestação.

Em casos de gestação de risco, sangramentos, sintomas ou desconforto não é recomendado a direção em nenhum momento.

Portanto até o oitavo mês, você deve dirigir conforme você se sentir bem e se o médico liberar, estando sempre atenta aos cuidados recomendados para esse período.

Quais seriam os cuidados então que eu tenho que ter? Por exemplo, qual o cinto recomendado para a gestante usar? Por quê?

O recomendado é usar sempre o cinto de segurança de 3 pontos e não o de 2 pontos. O cinto de 3 pontos é o mais seguro pois diminui a possibilidade de lesão ao feto e o comprometimento da gestação.

Não é recomendado usar o cinto de 2 pontos (aqueles de avião e ônibus) pois ele não impede a projeção do corpo para frente e a flexão do tronco, o que consequentemente poderia levar a uma ruptura uterina ou descolamento da placenta prejudicando o bebê e a gestação.

 

Tipos de cinto eludicar

Mas como faço com o barrigão, existe um jeito certo de usar o cinto de 3 pontos?

O ideal é manter a faixa abdominal/inferior o mais baixa possível, encaixada abaixo da barriga, na região superior das coxas e não utilizando a faixa em posição alta, ou seja, não passando a faixa em cima do útero.

A faixa da diagonal no cinto de 3 pontos deve ser passada por entre as mamas, cruzando o meio do ombro, nunca passando sobre o útero. Se usados em uma posição mais alta, sobre o útero, esses cintos podem causar lesão uterina por ação direta do impacto.

                                       cinto_gravidas             188-1

E viagens mais longas, eu posso fazer?

O ideal é, ao final da gestação, evitar viagens muito longas, além de evitar dirigir por períodos prolongados de jejum e em dias muito quentes.

Caso não seja possível, lembre-se de programar paradas frequentes  (pelo menos a cada uma hora e meia) para andar um pouco e melhorar a circulação sanguínea, evitando entre outros inchaço e câimbras.

Quais outros cuidados que a gestante deve tomar na direção? 

Alguns outros cuidados pontuais como:

  • Ao dirigir tente manter a distância entre o volante e a barriga de pelo menos 15 cm
  • Em veículos de airbag afaste o banco o máximo possível para trás.
  •  Leve sempre alguma comida e líquido enquanto dirige
  • Tenha sempre em mãos e de fácil acesso o telefone do seu médico e de familiares e ao final da gestação o cartão de pré-natal
  • Se apresentar qualquer sintoma ou contração, pare imediatamente o carro e chame por ajuda! Não dirija nessas condicões.

E se por acaso acontecer alguma batida, preciso ir ao médico? Mesmo se tiver sido bem leve?

Se ocorrer alguma batida ou qualquer tipo de colisão, independentemente do tempo de gestação e da gravidade do acidente, consulte um médico. Sempre. É importante ter certeza que está tudo bem, afinal pequenas freadas já podem ser prejudiciais. 

E andar de moto, posso?

Independente de estar gestante ou não temos que ter em mente que a moto é o meio de transporte mais perigoso que existe, batendo o recorde de acidentes e mortes, portanto tenha isso em mente na hora de optar sobre o veículo. Só para exemplificar, a moto não possui cinto de segurança, não conta com um apoio para as costas e nem com alguma proteção que diminua o impacto com o solo ou que segure seu corpo.

Caso não tenha outra possibilidade, para as gestantes no início da gravidez, quando a barriga ainda não está muito grande, não tem problema andar ou dirigir. O problema começa quando a barriga vai crescendo e gera um desconforto podendo levar a dor nas costas, além de prejudicar o equilíbrio, podendo ocasionar em uma queda.

Ótimo Dra, muito obrigada! Irei tomar esses cuidados =) 

cinto-de-segurança-para-gestante-eludicar

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!