Livros para ajudar no desfralde

Na idade do desfralde uma das principais formas de aprendizado das crianças é a brincadeira. Portanto, nada melhor do que livros para tornar o processo um pouco mais lúdico e divertido. Segue uma lista de dicas de livros que eu particularmente recomendo:

 

O quCaptura de Tela 2014-10-09 às 14.31.26e tem dentro da sua fralda? – Guido Van Genechten

Esse é um dos livros que eu mais gosto sobre desfralde! Conta a história de um Ratinho que gosta de descobrir o que tem dentro das fraldas dos outros animais. A criança vai abaixando a fralda e aparece todos os tipos de cocôs (parece estranho, mas é bem educativo e bonitinho rsrs). Ao final, uma grande surpresa: a fralda do ratinho está limpa porque ele fez tudo no penico! A ilustração é bonita, os textos são curtos, o livro é interativo, educativo e passa a mensagem esperada.

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.34.08  Hora do penico meninos/meninas  Dawn Sirett

Esse livro tem na versão meninos e meninas, a capa é uma imitação de um redutor de assento sanitário, bem divertido! O livro não tem muita história, é baseado em fotos de crianças no processo de desfralde com algumas orientações. Possui partes interativas para escolher o penico e a calcinha/cueca – bom para as crianças se identificarem e se familiarizarem com os objetos. Na última página vem com uma cartela de adesivos de motivação (comentarei sobre isso na próxima semana).

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.44.56Captura de Tela 2014-10-09 às 14.53.49

 Pirata Pedro/Princesa Polly e Seu Penico – Andrea Pinnington

Gosto bastante desse! O fato de separar por sexo ajuda bastante na compreensão do processo todo, já que cada sexo possui sua particularidade. No livro existe um botão com som de comemoração – “eeee” – que é para ser tocado em determinadas partes do livro e claro, quando seu pequeno conseguir fazer as eliminações no local correto (o tão falado “reforço positivo” que eu citarei no próximo post). O livro possui ilustrações interativas como escolher o penico, escolher a calcinha/cueca e também aborda rapidamente a questão da higiene, de lavar as mãos após usar o banheiro e o fato de ser normal acontecer os “escapes”.

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.30.10

      Cocô no trono –Benoit Charlat

Particularmente não sou muito fã do “Cocô no trono”, acho o texto meio fraco e sem sentido, mas percebo que faz o maior sucesso com as crianças. Ele mostra alguns animais fazendo “cocô no trono” e vai brincando com as características de cada um, o legal é que possui um som de descarga no final. As ilustrações são grandes e pode ser tanto para meninas quanto para meninos.

 

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.28.53

    Cadê o Meu Penico? – Mij Kelly 

O texto desse livro é um pouco grande, o que pode ser ruim para as crianças, mas trabalha bastante com rimas e repetição e a ilustração é bem bonita! Conta a história da Hortênsia que está louca de vontade de fazer ‘uma tal coisa’, mas não encontra o seu penico por nada, enquanto isso a bicharada toda se diverte com seu objeto misterioso.

 

 

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.45.07

      O Xixi da Lulu – Camilla Reid

Livro direcionado para meninas. Conta a descoberta dessa nova fase, interagindo com a escolha do penico, da calcinha, possui partes que você pode puxar e sentir as texturas. Também aborda um pouco de higiene e sobre os escapes. 

 

 

 

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.52.49

    Sem Fraldas – Meritxell

Livro longo, com bastante texto, não sei se uma criança de 2-3 anos conseguiria prestar muita atenção na história toda. No entanto, a ilustração é muito bonita e rica de detalhes, tem até um lance de ter que achar o urso de pelúcia em cada ilustração, ajudando bastante na parte visual, independente do texto. Ao final, o livro oferece informações, dicas e recomendações do processo de desfralde, bem interessante!

 

 

 

Captura de Tela 2014-10-09 às 14.49.13

     Meu Penico – Leslie Patricelli

Esse é o típico livro fofo! Pode ser tanto para meninos quanto para meninas, possui texto curto e direto, passa a informação que é para ser passada de uma forma clara e simples! As paginas são grossas e resistentes, à prova de pequenos destruidores rsrs.

 

 

 

 

Médica graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e residente em Pediatria na USP-SP. Apaixonada pelo mundo infantil, nunca se imaginou fazendo outra coisa a não ser cuidar e estar rodeada por crianças.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!