Meu filho está com piolho – e agora?

ELUDICAR POST PIOLHO

Olá Doutora, estou desesperada, a Cacau  tá coçando a cabeça já faz uns dias e hoje eu fui olhar e tenho certeza que é piolho! O que eu faço?

Olá Carla, primeiro fique calma rsrs Acontece nas melhores famílias e não é significado de falta de higiene ou doença! 

Ahh Doutora mas não sei como ela foi pegar, eu cuido tão bem, lavo o cabelo dela todo dia! Como será que ela pegou?

Fique tranquila, como falei pegar piolho não quer dizer falta de higiene, os piolhos são transmitidos por contato, ou seja, provavelmente a Cacau teve contato com alguém ou algum objeto (por exemplo  boné, pente, travesseiro, presilha, etc.) que tinha piolho. Um simples encostar de cabeça com cabeça já pode ser suficiente para a transmissão… Sem escolher raça, cor, sexo ou condição financeira. 

Então o que posso fazer para ela não ter mais piolho?

Infelizmente pegar piolho não depende só de você e nem da Cacau, pois não temos como impedir que as crianças tenham contato próximo uma com as outras (ainda bem rsrs) e também não temos como adivinhar quais estão ou não com piolho. Portanto na prática o melhora a se fazer é ficar de olho, observar se apresentam os sintomas e examinando o couro cabeludo logo que surgir uma suspeita. 

Ahh e nāo se iluda achando que passar gel, prender o cabelo bem preso ou ter cabelo curto evitar ter piolho, tudo mito viu?! rsrs

Quais são os sintomas que eu devo suspeitar de ser piolho? É só a coceira?

A principal queixa é coceira e irritação no couro cabeludo/cabeça, mas pode surgir outros sintomas como lesões/machucados nas orelhas, nuca e testa, esses machucados normalmente estão associados a coceira excessiva.

E o piolho pode gerar alguma complicação?

É raro, mas pode sim. O que pode acontecer é que como a criança coça muito, o local pode virar uma ferida e essa ferida infeccionar,  sendo as vezes preciso até usar antibiótico.  Outra complicaçāo sāo as consequências da coceira, podendo atrapalhar no sono e na concentraçāo, sem contar toda a questão psicológica envolvida pelo fato do piolho ter uma conotação negativa e ser motivo de bullying entre os colegas…

 O que eu faço se confirmar que é piolho mesmo?

A partir do momento que você perceber que seu filho está coçando a cabeça, já procure por lêndeas ou piolhos e se confirmar a hipótese avise a escola e os outros lugares que ele frequenta para reduzir a propagação e inicie o tratamento o quanto antes!

É preciso tratar todo mundo que tem contato com ela ou só quem está com sintomas?

Nāo é preciso tratar todo mundo, apenas nas pessoas que os piolhos estāo presentes. Nos contatos o que deve ser feito é uma vigilância mais cuidadosa para verificar o mais cedo possível a presença dos piolhos e aí sim, tratar.

Tem algum lugar específico da cabeça que tenha maior concentração de piolhos?

Sim! Os lugares onde os piolhos mais gostam de ficar é na região próximo a nuca e próximo a orelha, pois sāo lugarem onde as condições de temperatura e humidade são mais favoráveis para eles.

 E qual a diferença entre lêndea e piolho?

A lêndea é o ovo que no futuro será o piolho.

As lêndeas são muito pequenas, como se fosse um do nó de linha, de coloração branco-amarelada, elas ficam bem próximas ao couro cabeludo e grudam bem firmemente sendo difícil retirá-las. Faça uma conta rápida: Um piolho vive cerca de 30 dias, a fêmea deposita cerca de 10 ovos por dia, ou seja, 300 ovos no mês, apenas um piolho! 

post piolho eludicar

E se ela estiver mesmo com piolho devo falar o que para ela?

Muitas crianças ficam envergonhadas ao descobrir que está com piolho, então converse bastante com elas, explicando que não é culpa delas e que isso acontece. Explique o que é o piolho e a acalme falando que o não é motivo para se envergonhar e que logo logo o piolho vai embora. 

Além disso oriente as crianças a se queixarem quando estiverem sentido coceiras ou quaisquer incômodos, se ela se sentir envergonhada ou culpada, talvez demore muito para identificar… 

O que devo fazer com a roupa de cama?

A roupa de cama usada até dois dias antes do início do tratamento deve ser lavada com água quente,  o mesmo deve ser feito com as roupas de uso pessoal e bones ou presilhas que tiverem sido usadas. Se tiver uma secadora de roupas, use-a por pelo menos 20 minutos para secar as roupas lavadas.

Ela estando com piolho pode ir à escola, piscina, parquinho, etc? 

Se levar seu filho ou filha com piolhos para qualquer lugar público apenas tome o devido cuidado para que todos os itens de uso pessoal seja de uso exclusivo da criança. Certifique-se que o tratamento já foi iniciado e não se esqueça de avisar a escola da condição.

Os animais de estimação devem ser tratados?

Não precisa, o piolho parasita exclusivamente os humanos, portanto piolhos não infestam animais domésticos nem são transmitidos por eles.

O piolho pode transmitir outras doenças?

Apesar de ser um bichinho bem chato e até mesmo difícil de eliminar, ele não transmite nenhuma outra doença.

É verdade que existe vários tipos de piolho?

Na verdade pode existir 3 tipos de piolho afetando as pessoas, o mais conhecido de fato é o que infesta o couro cabeludo (chamado de Pediculosis humanus capitis – daí o nome médico de “Pediculose”), os outros tipos de piolho habita nas roupas, infestando o corpo e o outro infesta áreas do corpo como as áreas genitais com pelos ou sobrancelhas e cílios. (Chato – Phthirus pubis)

Ter muito piolho pode significar algum problema na imunidade/defesa do corpo? Ou alteração no sangue?

Este é um dos grandes mitos do piolho, sendo totalmente falsa essa afirmação. Não há nenhuma relação entre infestação de piolho ou doença, baixa imunidade ou problema no sangue, fique tranquila! =) 

Já que você falou em mito, eu escuto tanta coisa sobre piolho enfim o que é mito e o que é verdade?

Óootimo questionamento! Realmente existe muito mito nessa área! A FioCruz fez um infográfico bem legal sobre o assunto, olha só: 

post piolho eludicar fiocruz

Entendi tudo Doutora, mas agora tenho certeza mesmo que a Cacau está com piolho, acabei de ver aqui, como eu trato? 

Sobre tratamento, aguarde o próximo post que vou te contar tudinho =)

Ótimo Doutora, fico no aguardo! 

tirinha post piolho eludicar

Fonte: Artigo Academia Americana de Pediatria 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!