O mais novo item do enxoval: Livros
Olá Doutora, é a Carla, mãe da Duda que acabou de nascer, tudo bem? Queria perguntar algo meio bobo, mas eu acabei ganhando diversos presentes no Chá de bebê da Duda e um deles foi um Kit de Livros. Estava pesquisando sobre formas de estimular o bebê e fiquei me perguntando se faria algum sentido eu já apresentar esses livrinhos para ela ou se devo esperar que ela fique um pouco mais velha… O que você acha?
Olá Carla, fico feliz em receber seu contato e a parabenizo pela sua dedicação em buscar formas de estímulo para a Duda!
Primeiramente gostaria de dizer que não é nada “boba” a sua pergunta, muito pelo contrário, é um questionamento que outros profissionais de saúde já fizeram e chegaram a uma belíssima conclusão. Nesse estudo ao qual me refiro, foi demonstrado que ler em voz alta desde o nascimento até os 3 anos de idade tem diversos benefícios como:
- Fortalece o desenvolvimento da linguagem,
- Aumenta a capacidade de comunicação
- Ajuda nas bases da alfabetização
Além disso, o fato de vocês criarem momentos de leitura com a Duda ajuda a fortalecer o vínculo entre pais e filhos, o que é muito importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dela.
Mas Doutora, ela vai entender alguma coisa?
A questão aqui não é sobre entender e sim sobre estimular. Nesse período de 0 a 3 anos ocorre um desenvolvimento significativo do cérebro e foi demonstrado que as crianças que receberam esse estímulo apresentaram maior interesse pela leitura no futuro e uma maior facilidade nas habilidades linguísticas quando começaram a frequentar a escola.
E como eu vou saber se a forma como eu estou lendo está certa?
Não existem regras, o importante é você tornar esse momento da leitura um momento gostoso, de aproximação e diversão, leia em voz alta e em uma ambiente calmo. Só o fato dela futuramente associar as palavras, imagens e a hora da leitura com aconchego e alegria é sinal de que o processo está correto.
E quais os tipos de livro que eu devo usar?
No primeiro ano de vida ela vai querer colocar tudo na boca, pois essa é a forma que ela explora o mundo, por isso que recomendamos que sejam livros que ela possa interagir, que tenha imagens grandes, com cores primárias e pouco texto. Posteriormente pode-se optar por livros um pouco mais elaborados, lembrando que até os 3 anos a capacidade de concentração em uma mesma atividade é curto, por isso que o ideal é ser livros com poucas páginas, com textos não muito longos e bem coloridos. Livros com rimas e interativos são uma ótima sempre opção!
Que ótimo saber disso, muito obrigada pelo esclarecimento então Doutora!
Fonte: Artigo Academia Americana de Pediatria
Leave a Reply