O mais novo item do enxoval: Livros

ID-100173199

 

Olá Doutora, é a Carla, mãe da Duda que acabou de nascer, tudo bem? Queria perguntar algo meio bobo, mas eu acabei ganhando diversos presentes no Chá de bebê da Duda e um deles foi um Kit de Livros. Estava pesquisando sobre formas de estimular o bebê e fiquei me perguntando se faria algum sentido eu já apresentar esses livrinhos para ela ou se devo esperar que ela fique um pouco mais velha… O que você acha?

Olá Carla, fico feliz em receber seu contato e a parabenizo pela sua dedicação em buscar formas de estímulo para a Duda! 

Primeiramente gostaria de dizer que não é nada “boba” a sua pergunta, muito pelo contrário, é um questionamento que outros profissionais de saúde já fizeram e chegaram a uma belíssima conclusão.  Nesse estudo ao qual me refiro, foi demonstrado que ler em voz alta desde o nascimento até os 3 anos de idade tem diversos benefícios como:

  • Fortalece o desenvolvimento da linguagem,
  • Aumenta a capacidade de comunicação
  • Ajuda nas bases da alfabetização

Além disso, o fato de vocês criarem momentos de leitura com a Duda ajuda a fortalecer o vínculo entre pais e filhos, o que é muito importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dela.

Mas Doutora, ela vai entender alguma coisa?

A questão aqui não é sobre entender e sim sobre estimular. Nesse período de 0 a 3 anos ocorre um desenvolvimento significativo do cérebro e foi demonstrado que as crianças que receberam esse estímulo apresentaram maior interesse pela leitura no futuro e uma maior facilidade nas habilidades linguísticas quando começaram a frequentar a escola.

E como eu vou saber se a forma como eu estou lendo está certa?

Não existem regras, o importante é você tornar esse momento da leitura um momento gostoso, de aproximação e diversão, leia em voz alta e em uma ambiente calmo.  Só o fato dela futuramente associar as palavras, imagens e a hora da leitura com aconchego e alegria é sinal de que o processo está correto.

E quais os tipos de livro que eu devo usar?

No primeiro ano de vida ela vai querer colocar tudo na boca, pois essa é a forma que ela explora o mundo, por isso que recomendamos que sejam livros que ela possa interagir, que tenha imagens grandes, com cores primárias e pouco texto. Posteriormente pode-se optar por livros um pouco mais elaborados, lembrando que até os 3 anos a capacidade de concentração em uma mesma atividade é curto, por isso que o ideal é ser livros com poucas páginas, com textos não muito longos e bem coloridos. Livros com rimas e interativos são uma ótima sempre opção!

Que ótimo saber disso, muito obrigada pelo esclarecimento então Doutora! 

 E para descontrair, um dilema da vida moderna:

Fonte: Artigo Academia Americana de Pediatria 

Pediatra de profissão, mas principalmente de coração. Formada em medicina pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e em Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Consultora de Amamentação. ​


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!