Pendurando as chupetas: Livros que ajudam

Existe no mercado diversos livros acerca do momento de largar a chupeta, selecionei alguns que já li e gostei. Como sempre digo, quando conseguimos envolver as crianças nos momentos de transição, essas mudanças tornam-se  muito mais leves, menos “traumáticas” e até divertidas. Fica o convite e a sugestão, sempre ajuda! =)

 

 

Largar chupeta

  Adeus Chupeta – Meritxell Noguera

Gosto dessa série (Série Garotada), eles também escreveram sobre desfralde, apesar de achar o texto um pouco longo, ele é muito bem escrito e a ilustração é linda.

A história é de Samuel que precisa parar de usar sua chupeta e por isso seus irmãos mais velhos o orientam a entregá-la para a Fada da Noite, assim como eles mesmos fizeram muito tempo atrás. Eles se unem para Samuel conseguir esse desafio, apesar de não tão simples.

 

 

Largar chupeta

 Tchau Chupeta – Edgard Scandurra

Começou sendo uma música e virou um livro, formulado por artistas renomados como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto como parte do projeto Pequeno Cidadão em 2009.

A letra da música é genial – minha parte favorita é quando ele diz:  “ah eu quero cantar, sem uma tampa de borracha para me atrapalhar” rsrs. Para ter uma prévia do livro, assista ao video com a música no final do post, o livro é praticamente a música escrita com ilustração semelhante.

 

 

 

Largar chupeta

  Adeus, Chupeta! – Brigite Weninger

Uma história fofa e divertida. É sobre o Tico – um gatinho que já é crescido mas ainda recorre à sua chupeta. Um dia sua ela cai do seu bolso e a partir disso diversos dos seus amigos animais conforme a vão encontrando começam a dar variados usos/sentidos para ela (enfeite, brinco, balanço, etc…) até a perderem de novo, quando finalmente volta para o Tico, ele percebe que talvez já não mais precise da chupeta. Uma graça; Veja a história aqui.

 

 

 

Largar chupeta

 Minha Chupeta Virou Estrela – Januária Alves

Um texto de muita sensibilidade. Conta a história de Pedro que amava sua chupeta verde, mas teve de abrir mão dela para não perder seu dente que estava mole após uma queda. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que, se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar e que a saudade vai passando com o tempo. Muito lindo, veja a história aqui.

 

 

Largar chupeta

 O balde das Chupetas – Bia Hetzel

O livro conta a história de Joca, que adora a sua chupeta, ele a chama de pepeta. Desde neném Joca dorme “pepetando”, agarrado com o soninho. Mas acontece que Joca cresceu um bocado, já é um menino moço e precisa largar a pepeta. A sua tia, muito esperta, inventou uma maneira perfeita para ajuda-lo a passar por esta fase.

Método questionável, mas pode ajudar se concordar com o jeito que o livro lidou para tirar a chupeta. Olha o que esse grupo de amigas resolveu fazer, muito legal! Veja aqui.

 

 

 

Largar chupeta

  A Chupeta de Nina – Christine Naumman 

Nina é uma menina que quer carregar sua chupeta para qualquer lugar, até mesmo quando questionada se irá leva-la ao trabalho e ao casamento, responde que sim. Até que ela encontra um alguém que precisa mais de sua chupeta do que ela. Quem será?  Um lobo que ela encontra pelo caminho, furioso e com fome! rsrs

História confesso que bastaaante criativa, mas que pode ser adaptada para entregar a chupeta para alguém, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou alguém que “precise mais”.

 

 

 

Largar chupeta

Bibi não chupa mais o dedo – Alejando Rosas

Esse eu nāo consegui achar para ler, mas já ouvi falar bem. Conta história da Bibi que mamava no peito da mãe e usava a chupeta para dormir. Um dia ela descobriu como é gostoso chupar o dedo e não largou mais. Mas não dá para brincar com o dedo na boca a toda hora. Bibi então percebe que é preciso tomar uma grande decisão.

 

 

 

 

Outros que sei que existe no mercado mundo afora, mas não tão fáceis de encontrar:

Largar chupeta   Largar chupeta   Largar chupeta

 

Música do Livro – Tchau Chupeta

 

 

Médica graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília e residente em Pediatria na USP-SP. Apaixonada pelo mundo infantil, nunca se imaginou fazendo outra coisa a não ser cuidar e estar rodeada por crianças.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e receba nossas newsletters!