Pendurando as chupetas: Livros que ajudam
Existe no mercado diversos livros acerca do momento de largar a chupeta, selecionei alguns que já li e gostei. Como sempre digo, quando conseguimos envolver as crianças nos momentos de transição, essas mudanças tornam-se muito mais leves, menos “traumáticas” e até divertidas. Fica o convite e a sugestão, sempre ajuda! =)
Adeus Chupeta – Meritxell Noguera
Gosto dessa série (Série Garotada), eles também escreveram sobre desfralde, apesar de achar o texto um pouco longo, ele é muito bem escrito e a ilustração é linda.
A história é de Samuel que precisa parar de usar sua chupeta e por isso seus irmãos mais velhos o orientam a entregá-la para a Fada da Noite, assim como eles mesmos fizeram muito tempo atrás. Eles se unem para Samuel conseguir esse desafio, apesar de não tão simples.
Tchau Chupeta – Edgard Scandurra
Começou sendo uma música e virou um livro, formulado por artistas renomados como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto como parte do projeto Pequeno Cidadão em 2009.
A letra da música é genial – minha parte favorita é quando ele diz: “ah eu quero cantar, sem uma tampa de borracha para me atrapalhar” rsrs. Para ter uma prévia do livro, assista ao video com a música no final do post, o livro é praticamente a música escrita com ilustração semelhante.
Adeus, Chupeta! – Brigite Weninger
Uma história fofa e divertida. É sobre o Tico – um gatinho que já é crescido mas ainda recorre à sua chupeta. Um dia sua ela cai do seu bolso e a partir disso diversos dos seus amigos animais conforme a vão encontrando começam a dar variados usos/sentidos para ela (enfeite, brinco, balanço, etc…) até a perderem de novo, quando finalmente volta para o Tico, ele percebe que talvez já não mais precise da chupeta. Uma graça; Veja a história aqui.
Minha Chupeta Virou Estrela – Januária Alves
Um texto de muita sensibilidade. Conta a história de Pedro que amava sua chupeta verde, mas teve de abrir mão dela para não perder seu dente que estava mole após uma queda. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que, se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar e que a saudade vai passando com o tempo. Muito lindo, veja a história aqui.
O balde das Chupetas – Bia Hetzel
O livro conta a história de Joca, que adora a sua chupeta, ele a chama de pepeta. Desde neném Joca dorme “pepetando”, agarrado com o soninho. Mas acontece que Joca cresceu um bocado, já é um menino moço e precisa largar a pepeta. A sua tia, muito esperta, inventou uma maneira perfeita para ajuda-lo a passar por esta fase.
Método questionável, mas pode ajudar se concordar com o jeito que o livro lidou para tirar a chupeta. Olha o que esse grupo de amigas resolveu fazer, muito legal! Veja aqui.
A Chupeta de Nina – Christine Naumman
Nina é uma menina que quer carregar sua chupeta para qualquer lugar, até mesmo quando questionada se irá leva-la ao trabalho e ao casamento, responde que sim. Até que ela encontra um alguém que precisa mais de sua chupeta do que ela. Quem será? Um lobo que ela encontra pelo caminho, furioso e com fome! rsrs
História confesso que bastaaante criativa, mas que pode ser adaptada para entregar a chupeta para alguém, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou alguém que “precise mais”.
Bibi não chupa mais o dedo – Alejando Rosas
Esse eu nāo consegui achar para ler, mas já ouvi falar bem. Conta história da Bibi que mamava no peito da mãe e usava a chupeta para dormir. Um dia ela descobriu como é gostoso chupar o dedo e não largou mais. Mas não dá para brincar com o dedo na boca a toda hora. Bibi então percebe que é preciso tomar uma grande decisão.
Outros que sei que existe no mercado mundo afora, mas não tão fáceis de encontrar:
Música do Livro – Tchau Chupeta
Leave a Reply