Você conversa sobre sentimentos com seu filho?
Quem nunca se deparou com a dificuldade de conversar sobre sentimentos com seus filhos? Ou se viu diante de uma emoção nova dele e não soube o que fazer?
Por conta disso que estou apaixonada pelo filme “Divertida mente/Inside Out”, um filme que irá ajudar tanto pais quanto crianças a lidarem com os sentimentos deixando a abstração das emoções um pouco mais palpável e ainda de um jeito simples e divertido.
Pegando o gancho do assunto vim aqui sugerir algumas ferramentas para explorarmos as emoções com as crianças. Infelizmente temos pouco costume de conversar sobre como cada um está se sentindo, muitas vezes quando nossas crianças chegam contando uma história ou algum acontecimento, perguntamos todos os detalhes, quem foi, o que aconteceu, como ocorreu, etc… mas raramente lembramos de uma pergunta simples: E como você se sentiu frente ao que aconteceu? O que você está sentindo agora?
Nossos pequenos ainda não sabem identificar exatamente ou entender o que está acontecendo, eles ainda estão se descobrindo, descobrindo o mundo e tudo o que repercute dentro deles, por isso é muito importante realizarmos esse exercício diariamente, seja em forma de filmes, brincadeiras, livros ou uma conversa sincera. A criança que desde cedo aprender a conversar sobre emoções e passa a conseguir expor o que está sentindo de uma forma mais clara e mediante diálogo, sem dúvida encontrará menos dificuldade na vida afora e será alguém mais estruturado, com um grande potencial.
Confira as dicas para abordar esse tema de uma forma lúdica e divertida =)
LIVROS
Clique aqui para ver o post específico sobre Livros e Emoções
JOGOS
Acredita que existem diversos jogos sobre emoções? Eles não são tão conhecidos, mas são bons demais! Recomendo!
JOGOS DE COMPUTADOR
Se seu filho é viciado em joguinhos, que tal fazer disso um aprendizado? Vocês podem até jogar juntos =)
Clique nas imagens para abrir o link do jogo.
ATIVIDADES
- Estimule as crianças a identificarem no espelho as expressões faciais relativas às emoções
- Brinque com desenhos que representem as emoções, aproveite para conversar sobre cada uma
- Tire fotos do seu filho com expressões faciais dos sentimentos, depois brinque de memória, de encaixar, de selecionar, etc.
- Adapte jogos!! Um cara a cara pode virar um cara a cara das emoções; cada peça do jenga pode ser uma história a ser contada quando sentiu aquele determinado sentimento, twister, quebra gelo com emoções, use a criatividade!
- Explore os desenhos e pinturas com emoções a serem preenchidas e pintadas
É isso, desejo só sentimento de amor e felicidade nesse momento para vocês =)
Leave a Reply